O Centro de Inserção de DIU foi criado em parceria com a Bayer, que é a fabricante do Mirena, um dispositivo de liberação hormonal intra uterina. Desta parceria já foram treinados diversos médicos no Rio de Janeiro, hoje capacitados a inserir o DIU Mirena de uma forma menos traumática e mais confortável. Nosso objetivo é…
A Videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva. Através de uma incisão de 1 cm no umbigo, é possível introduzir uma micro câmera e insuflar o abdome com CO2. Com outras incisões de 0,5 cm, são introduzidas as pinças cirúrgicas. Por esses acessos, é possível introduzir pinças e tesouras, permitindo realizar cirurgias com o mínimo…
Opções terapêuticas práticas para o tratamento de neoplasia intraepitelial cervical Os tratamentos consistem em retirar ou destruir as áreas alteradas no colo do útero. Existem diversas técnicas, sendo a LEEP a mais utilizada. Deve-se levar em consideração sempre a excisão da alteração, com estudo da peça retirada para avaliar se a lesão saiu toda (margens…
A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) foi descrita em 1935 por Stein e Leventhal e é caracterizada pela associação entre ovários policísticos e alterações como amenorreia, infertilidade, hirsutismo e obesidade. Acomete cerca de 5-10% das mulheres em idade reprodutiva, sendo a causa mais frequente de anovulação crônica (para entender o que é anovulação crônica/ciclo anovulatório vide página de ciclo menstrual).…
No útero, classificamos os pólipos em cervicais (colo do útero) e endometriais (corpo do útero). Os pólipos endocervicais são lesões benignas, que aparecem principalmente no menacme e desenvolvem-se do tecido glandular de dentro do canal do colo do útero. O sintoma mais comum é o sangramento pós-trauma da relação sexual. Os pólipos endometriais são considerados proliferações glandulares…
Mioma ou Leiomioma São tumores benignos do útero. É o tumor ginecológico mais comum em mulheres na idade reprodutiva. Atinge até 50% das mulheres em idades de 30 a 50 anos. São responsivos aos hormônios, principalmente ao estrogênio, que parece fazê-los crescer. Comprometem em média 2 a 3 vezes a mais a raça negra quando…
Videohisteroscopia Diagnóstica e Ambulatorial A vídeo histeroscopia é um exame de endoscopia uterina e é diferente da ultra sonografia.O exame pode ser realizado em ambulatório, ou em centro cirúrgico com sedação anestésica. O exame diagnóstico (ambulatorial) é rápido, dura de 3 a 5 minutos. Na maioria das vezes, o paciente sente uma leve cólica, em…
Vulvoscopia A vulvoscopia é um exame que avalia o órgão genital externo da mulher. Através de um aparelho de vídeo ou lente de aumento, o médico avalia detalhadamente todas as estruturas: grandes e pequenos lábios, clitóris, o púbis e as glândulas. Esse exame antecede a colposcopia e é indolor. Podemos avaliar durante o exame algumas…
A Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia define: Anticoncepção é o uso de técnicas e métodos com a finalidade de impedir que uma relação sexual resulte em uma gravidez. É um recurso do planejamento familiar para a constituição de prole desejada e programada. Podemos classificar os métodos como: Reversíveis – comportamentais, pilulas hormonais, métodos de barreira…
É um vírus que infecta os ceratinócitos da pele e/ou as mucosas, ele necessita do contato com esse tipo de epitélio para a conclusão do ciclo da vida. Presume-se que o HPV seja transmitido por contato do ceratinócitos descamados de um tipo de indivíduo infectado. Esse contato pode ser sexual (infecção cervical) ou indireto (verrugas…